segunda-feira, maio 29, 2006

José Saramago em ucraniano


"I love theatre for everything it can say: I love the stories, the symbols, the philosophy that can be conveyed in a theatre performance. I love dance, on the other hand, for everything it doesn't say: I like the way it forces us to find means of expression other than the precision of words. Dance makes us short-circuit the rational and be completely subjective. I like the mental performance space it creates. I also believe dance compels us, by the formal choices it imposes, to think of a performance as a work of art."
Paula de Vasconcelos, encenadora

Inspirado no romance do José Saramago, Memorial do Convento, o teatro canadiano Pigeons International criou a peça sobre a rainha que interroga-se sobre a natureza humana. A peça é feita dos encontros hipnóticos entre as culturas, feitas pela galeria dos diversas e eclécticas histórias contados em Francês, Inglês, Português e Ucraniano—e trata dos complexos e intemporrâneos questões da dualidade dos seres humanos. Esta produção recebeu a ajuda da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), que possibilitou a vinda de dois actores portugueses: Carla Ribeiro e Bruno Schiappa, que juntaram-se ao elenco canadiano.

"A fascinating work, perhaps even Vasconcelos's most fascinating in recent years: original and exceptionally imaginative, where all the angels are fallen and the search for self never ends. Truly poetic."
Andrée Martin, Le Devoir

Um miscelândia entre o teatro e a dança

Liberdade, fusão, amor híbrido, sonhos, humanidade. Estas palavras e conceitos definem o universo criativo a praticas artísticas do Pigeons International. Fundado em 1987 pelos dois co – fundadores / co – directores artísticos: Paula de Vasconcelos e Paul-Antoine Taillefer, essa companhia do teatro de Montreal, distingiu-se desde a sua primeiríssima produção: Du sang sur le cou du chat—pelo estilo da direcção que enfatiza as relações entre a língua escrita / falada e o movimento físico.
O grupo tem no seu repertório várias peças dos autores internacionais como Rainer Werner Fassbinder (Du sang sur le cou du chat, 1987), Georg Büchner (Le Cri, do Woyzeck, 1988) e Sam Shepard (Savage/Love, 1994; Cruising Paradise, 1997), alem das peças originais, criadas pela própria companhia: Le Réverbère, 1990; Perdus dans les coquelicots, 1991; Le Making of de Macbeth, 1996.

Dados técnicos

A Pigeons International (Montreal) produzido, escrito, dirigido e coreografia da Paula de Vasconcelos; Texto: Adaptação da romance Memorial do Convento do José Saramago Elenco: Daniel Desputeau, Gregory Hlady, Monica Gan, Carla Ribeiro, Bruno Schiappa, Catherine Sénart e Paul-Antoine Taillefer Guarda roupa: Louis Hudon Musica original: trechos do Apollo do Brian Eno, Daniel Lanois e Roger Eno; Folia das Danças Ocultas do Artur Fernandes; trechos do Darkwood do David Darling; Zlato do White Neck, Gentle Lamb do Neuromantic Trance; Womb do Toni Childs Narrativa: François Papineau / Luz: Jean-Charles Martel Produção e direcção técnica: Paul-Antoine Taillefer e Yan Lee Chan Som i direcção da luz: Carol Lechasseur.

Informação adicional:
Guy Warin - Oficial de Comunicação
National Arts Centre French Theatre
(613) 947-7000 ou 1 866 850-2787, ext. 759
gwarin@nac-cna.ca


Fonte: http://www.nac-cna.ca/en/nacnews/viewnews.cfm?ID=571&cat=catFT

A peça teatral “O sonho da Kateryna” http://www.montrealmirror.com/ARCHIVES/2002/030702/theatre1.html