segunda-feira, outubro 13, 2008

Os russos étnicos na Ucrânia se identificam como ucranianos

Mais de três milhões de russos étnicos que vivem em Ucrânia, reidentificaram-se como ucranianos desde 1991, quase mil vezes o número de ucranianos que poderiam tido adquirir a nacionalidade dupla da Federação Russa, uma relação que parece aumentar e está preocupar sobremaneira o Moscovo.

Por: Paul Goble

De um lado, este dado sugere que os russos étnicos em Ucrânia se identifiquem cada vez mais com esse país e a sua nação titular, uma atitude que torna cada vez mais difícil a vontade do Moscovo de jogar o cartão étnico contra o Kyiv. E por outro lado, aponta à fraqueza da identidade étnica russa em geral, muito mais do que os nacionalistas russos queiram admitir.

Numa entrevista publicada na página moscovita Politcom.ru* no fim da semana passada, Nikolai Shulga, o Chefe – Director do Instituto da Sociologia de Kyiv e o chefe da Fundação para a Sustentação da Cultura Russa, anotou que o número das pessoas na Ucrânia que se identificam como russos caiu de 11.3 milhões em 1989 para 8 milhões em 2001.

* Ver os dados em russo:
www.politcom.ru/article.php?id=6969

Ler o artigo do Paul Goble em inglês:
Window on Eurasia: Ethnic Russians in Ukraine Re-identifying as Ukrainians

terça-feira, outubro 07, 2008

Kremlin: mentiroso compulsivo

As autoridades russas usam as novas falsificações para justificar a guerra na Geórgia

No dia 6 de Outubro, os propagandistas russos, abriram na capital ucraniana – cidade de Kyiv, a exposição fotográfica denominada “Ossétia do Sul: crónica do genocídio”. Afirmando que “na exposição são apresentados as fotografias tiradas no território da Ossétia do Sul, após a agressão militar da Geórgia”. Mas as fotografias colocadas na exposição são da autoria do fotógrafo da agência noticiosa ITAR-TASS (e não do ucraniano Gleb Garanich, ao serviço da agência REUTERS) e foram tiradas ... no dia 11 de Agosto na cidade georgiana de Gori.

O titulo original desta fotografia era:

A Georgian woman refugee cries in Gori, some 80 km (50 miles) from Tbilisi, August 11, 2008. The simmering conflict between Russia and its small, former Soviet neighbor erupted last Thursday when Georgia sent forces into South Ossetia, a pro-Russian province that threw off Georgian rule in the 1990s. REUTERS/Gleb Garanich (GEORGIA).

Os organizadores da exposição, “O centro cultural russo” (um pequeníssimo escritório em Kyiv), afirmam que “exposição já foi demonstrada em alguns cidades europeus, incluindo o Bruxelas, onde gerou um interesse razoável”.

Fonte:
http://drugoi.livejournal.com/2725366.html

segunda-feira, outubro 06, 2008

Rap das armas russas...

O jovem oficial russo Vitaly, compilou uma música rap, descrevendo as condições deploráveis em que vivem os militares russos. A canção é feita em forma de uma carta, que este oficial escreveu para o ministro de defesa russo Sergei Ivanov.

Pelos vistos, o ministro acabou de receber a carta, pois Vitaly foi transferido para a Sibéria (cidade de Ussuriysk). Veja a versão integral em russo (8.30):
http://www.youtube.com/watch?v=HbZ5UxTo6H0

Veja também a reportagem da CNN (em inglês, 2.01):
http://www.youtube.com/watch?v=5sR9SPBzAzg

Veja o mesmo rap com a tradução italiana (8.30):
http://www.youtube.com/watch?v=Vs6VUr1vMYQ

Para perceber o contraste, veja as casernas do exército georgiano e ai poderá entender o sentimento de inveja doentia, que os soldados russos sentiam, partindo e estragando o bem estar dos outros. Pois eles, coitados, vivem na completa miséria...
http://www.youtube.com/watch?v=1dy1b34Ehdg