quarta-feira, junho 04, 2008

Lembrar Tiananmen...

19 anos atrás, em 1989, na China, em Pequim (Beijing), sucedeu-se o Protesto na Praça da Paz Celestial (Tian'anmen), mais conhecido como Massacre da Praça da Paz Celestial, ou ainda Massacre de 4 de Junho.


Uma série de manifestações lideradas por estudantes na República Popular da China ocorreram entre os dias 15 de Abril e 4 de Junho de 1989. Os manifestantes (em torno de cem mil), eram oriundos de diferentes grupos, desde intelectuais que acreditavam que o governo do Partido Comunista era demasiado repressivo e corrupto, a trabalhadores da cidade, que acreditavam que as reformas económicas na China haviam sido lentas e que a inflação e o desemprego estavam dificultando suas vidas. Os protestos consistiam em caminhadas pacíficas nas ruas de Pequim.

O número de mortos e feridos segue sendo um segredo de estado. Um funcionário não identificado da Cruz Vermelha chinesa assegurou que houve 2.600 mortos, 2 mil cidadãos feridos e que se perdeu contacto com 400 soldados. O Comité Central de Associações Autónomas da Universidade de Tsinghua falou em 4 mil mortos e 30 mil feridos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home