quinta-feira, julho 24, 2008

Futebol nórdico vs violência russa

O Torneio Juvenil do Futebol da Dinamarca (Dana Cup) é conhecido não apenas pelo futebol juvenil praticado, mas também pela atmosfera fantástica da paz e convívio internacional entre as delegações. Mais de 100 nações já participaram neste torneio ao longo dos anos, em 2008 a cidade de Hjørring acolheu 832 equipas dos 44 países.

No dia 22 de Julho, jogaram entre si a equipa norueguesa da cidade do Tromsø (rapazes até 16 anos) e a equipa juvenil do clube profissional russo FC Khimki (o treinador da equipa principal é o Sergey Yuran). As equipas estavam empatados à um golo, quando guarda – redes russo derrubou o atacante norueguês, puxando o pelos cabelos (!). Após receber o cartão vermelho, quarto cartão da equipa russa no jogo (alem disso os russos também receberam 10 cartões amarelos), os jogadores e treinadores russos, atacaram fisicamente os jovens dinamarqueses. Estádio se transformou no campo da batalha por cerca de 20 minutos. Arbitro saiu do campo, foi chamada a polícia. Em resultado: os jovens noruegueses tiveram sete atletas agredidos, alguns deles necessitaram a ajuda médica. A equipa russa foi expulsa do torneio.

O jornal norueguês Tromsø, na sua edição de 24 de Julho publica a fotografia dos futebolistas noruegueses agredidos. A legenda diz: “Pensamos, que iam nós matar”. Os jovens dinamarqueses ficaram de tão maneira traumatizados pela violência e intimidação russa, que no seu próximo jogo com os conterrâneos do Drammen, pediram a protecção policial (12 agentes de segurança) e até o local do jogo foi mantido pelos organizadores do Torneio em segredo.

Secretário da imprensa do FC Khimki, Sr. Vladimir Strelchenko não comentou o sucedido, pois ainda não contactou os representantes da equipa que se encontram na Dinamarca.

Os comentários da maioria dos usuários russos da Internet sobre estes acontecimentos podem ser resumidos nestas duas frases: “Os maricas nórdicos e a Europa tolerante levaram a porrada merecida e levarão mais daqui para frente, pois temos muitos perto – dólares” e “as gajas nórdicas são boas, principalmente as loiras”.

Foto: iTromso

Fonte:
http://www.itromso.no/nyheter/article170743.ece
http://www.itromso.no/sport/article170709.ece

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home