sexta-feira, novembro 27, 2009

Lenin morto agarra os vivos

No dia 27 de Novembro, na capital da Ucrânia, no centro da cidade de Kyiv, verteu-se a sangue. Na avenida Hreshatyk um grupo de comunistas brutalmente espancou dois activistas ucranianos: Igor Lisodid e Hryhoriy Tyhiy. A culpa de homens? Eles atiraram a tinta vermelha ao monumento do ditador soviético Lenin.

A história começou no dia 30 de Junho de 2009, quando ucraniano Mykola Kohanivskiy, secundado por mais cinco companheiros danificaram o mesmo monumento, que 18 anos após a proclamação de independência nacional, continua erguida no centro de Kyiv.

Após os trabalhos de restauro, a câmara municipal de Kyiv decidiu devolver o monumento no seu local habitual (o presidente da câmara depende dos votos dos velhotes e os velhos em Kyiv ainda são bastante sovietizados). Prevendo os possíveis confrontos, o batalhão de polícia de choque ucraniano, “Berkut”, separou os comunistas e os cerca de 200 manifestantes de direita, organizados pela União Eleitoral Svoboda.

Dois representantes da velha guarda anti – comunista, Igor Lisodid (organizador de conferência sobre os crimes de comunismo contra a humanidade) e Hryhoriy Tyhiy (Partido Nacional Ucraniano), infiltraram-se na multidão comunista, para protestar contra a existência dos monumentos dos líderes totalitários no solo ucraniano. Os homens receberam toda a fúria brutal e a violência gratuita de comunistas (as fotografias podem chocar os leitores mais sensíveis), apenas a intervenção da polícia evitou o pior cenário. Mais tarde, os dois activistas feridos foram transportados de ambulâncias para dois hospitais diferentes da capital.

No mesmo dia, outra activista ucraniana, Viktoria Omelchenko e o seu filho, Vitaliy Omelchenko, atiraram ovos de tinta contra o monumento. Ambos foram detidos pela polícia, com o uso de força excessiva. No último caso, a polícia foi obrigada a informar o advogado da família Omelchenko, prometendo aos dois detidos a sua rápida libertação até o fim do dia de hoje.
UPD: Às 18:46 a Viktoria e o seu filho foram libertos!

Fotos & Vídeo (obrigado ao 1gor-mak):
http://glavred.info/archive/2009/11/27/143729-7.html

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home