terça-feira, junho 15, 2010

Quirguistão: desastre fabricado na Rússia

O jornalista e blogueiro Daniel Greenfield acusa a Rússia de estar por detrás do recente golpe do estado em Quirguistão, que derrubou o presidente Bakiyev, após a Revolução de Tulipas. Na visão do Daniel Greenfield, Kremlin usou (e usa) os separatistas da província de Osh, para neutralizar os apoiantes quirguizes de Bakiyev.

Ler o texto integral do artigo em inglês

Não sei se o autor tem ou não a razão, mas estou ciente dos seguintes factos: a Revolução de Tulipas que levou o Bakiyev ao poder, era uma revolução que causou os níveis mínimos de violência urbana; mas foi muito mal vista por Moscovo (que falou em poder ilegítimo, etc.). O recente golpe do estado, liderado pela ex-professora do marxismo – leninismo, Rosa Otunbayeva, na sua primeira fase quedou-se pelos 75 mortos e 1500 feridos, nesta 2ª fase já se fala em 700 mortos (177 oficialmente), 1500 feridos e entre 30.000 à 100.000 refugiados.

Como tal, acho que deveremos fazer a pergunta clássica: “Quem beneficia da situação caótica no país”?

Ver o êxodo dos refugiados do país (não aconselhável aos menores)

* O colunista e editor – residente do blogue Sultanknish.blogspot.com, Daniel Greenfield se especializa em questões do terrorismo islâmico, políticas israelitas e americanas na Europa, choque das civilizações, entre outros.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home