quinta-feira, setembro 02, 2010

2° dia das manifestações de Maputo

Transportes públicos paralisados, comércio fechado e sinais de reagrupamento dos manifestantes de ontem eram a tónica dominante no amanhecer da capital moçambicana.

É cedo para dizer se este quadro ambíguo anuncia uma acalmia ou um segundo dia da revolta. Para já, o único incidente importante foi um forte tiroteio na Avenida Julius Nyerere (deve ser no prolongamento da mesma avenida, já na área suburbana? jnw).
.
O tiroteio na Avenida Julius Nyerere, entre Magoanine e Xiquelene, Maputo, ocasionou, segundo a agência Lusa, uma intervenção da polícia no local. Na rua encontravam-se contentores do lixo que habitantes do bairro tinham deslocado para dificultarem a acção policial.
.
O correspondente da RTP refere entretanto a ocorrência de uma vítima mortal, já nos confrontos de hoje, a juntar às dez contabilizadas ontem.
.
Também em Maxaquene, na zona da Polana-Caniço, se registou um outro incidente, mas uma rápida intervenção da polícia parece ter controlado de momento a situação. Aí tudo não foi além da colocação de pneus na estrada, por grupos de jovens que tentavam assaltar uma loja chinesa de televisores.
.
Resta saber até que ponto esse controlo momentâneo do incidente dá garantias de acalmia mais prolongada, porque os jovens em revolta estão a adoptar uma táctica de guerrilha urbana, colocando os pneus e escondendo-se depois, à chegada da polícia.
.
No quadro geral da situação, o comércio de Maputo permanece encerrado na quase totalidade, quem tem veículo próprio confronta-se com o problema de adquirir combustível, e os habitantes da capital têm de andar a pé por falta de transportes públicos.
.
Fonte:
Segundo-dia-amanhece-com-incidentes-isolados

Ver as fotos via ma-schamba

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home