segunda-feira, dezembro 15, 2008

Escândalo espacial entre a Rússia e o Kasaquistão

Rebentou o escândalo “espacial” entre o Kasaquistão e a Rússia, após a perda do primeiro satélite cazaque de comunicações, KAZSAT-1, construído na Fábrica Estatal russa de Khrunichev, sob a encomenda do Kazkosmos e lançado em órbita em 2006 pelo míssil de lançamento russo.

A parte cazaque fez um discurso duro contra a Rússia. Em particular, o chefe da Agência Espacial Nacional do Kasaquistão (Kazkosmos), Talgat Musabayev afirmou que “o satélite foi montado com as peças russas não confiáveis e o satélite foi entregue ao Kasaquistão, convencendo o país do que tudo estava bem”.

A Rússia, que produziu a encomenda e que neste momento já está construído o segundo satélite semelhante – “KAZSAT-2”, tenta desqualificar as acusações, afirmando que tais declarações prejudicam a cooperação entre os dois países nas actividades espaciais.

Além disso, Musabayev apelou à revisão do acordo com a Rússia sobre a exploração do campo de lançamentos, o Baikonur.

“Na noite de 26 de Novembro de 2008, o satélite KAZSAT-1 perdeu completamente a sua capacidade de contacto e não responde a nenhum comando," - disse Talgat Musabayev no dia de 2 Dezembro, em Astana. Ao mesmo tempo, as mídias cazaques relatam, que o chefe astronauta do país ficou muito angustiado com a impossibilidade de receber o pagamento do seguro do satélite no valor de 65 milhões de dólares – refere-se ao valor total das máquinas, - comunica a agência noticiosa “MiK”.

De acordo com a agência, os representantes do Kazkosmos afirmaram expressamente que sabiam que o satélite estava defeituoso e eles antecipadamente informaram sobre isto a contraparte russa. Mas os russos regularmente relatavam que o satélite estava funcionando de modo normal. Segundo as versões do Kazkosmos, a Rússia, representada pelo escritório de Khrunichev, tentou simplesmente enganar o Kazkosmos, entregando-lhe o “satélite morto”.

Além disso, durante uma reunião de encontro de alto nível entre os primeiro – ministros da Rússia e do Kasaquistão foi relatado que o satélite “está trabalhando bem”. Ou seja, o Kasaquistão foi enganado pelos aldrabões russos, não só porque estes utilizavam as peças defeituosas, mas também porque impossibilitaram ao Kasaquistão de obter o valor do seguro, - explica a agência.

Note-se que este não é o primeiro conflito russo – cazaque em relações espaciais. Alguns anos atrás, surgiu uma controvérsia sobre a propriedade do campo de lançamento Baikonur. Em seguida, surgiu o escândalo com as foguetões – lançadores russos “Proton”, após a avaria de um deles.

As mídias já informaram que Talgat Musabayev pretende reduzir os lançamentos dos foguetões russos “Proton” da Baikonur, apesar de que a Rússia alugou este espaço por 50 anos. Musabayev, em particular, declarou que o “Kasaquistão deve estar preparado para utilizar o seu próprio espaço.”
Mais um ponto: Para o outono de 2009 foi planeado o voo espacial de um astronauta cazaque. No entanto estão preparando-se dois astronautas – Aydyn Naimbetov e Muktar Aymahanov. Mas existe um receio de que este programa também possa vir a ser ameaçado, - disse "Mik".

Fonte:
http://newsru.com/russia/11dec2008/kazsat.html
P.S.
A Rússia e a China como campeões em subornos:

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home