quinta-feira, dezembro 17, 2009

Morreu Yegor Gaydar

Morreu aos 54 anos de idade o "pai" das liberais reformas económicas russas, economista Yegor Gaidar.

As pessoas se recordam da terapia de choque, mas “esquecem” das prateleiras vazias das lojas soviéticas / russas que Yegor Gaidar ajudou a preencher com os produtos mais variados. Muitos estrangeiros que criticam Gaydar e que adoravam a viver na URSS, tinham o acesso privilegiado aos bens de consumo, que os cidadãos da URSS não tinham. Isso conferia os ares de superioridade aos defensores europeus do “socialismo científico”. Possuindo legalmente as divisas (que o cidadão soviético na prática era proibido de ter, pois qualquer troca de divisas fora dos bancos estatais era um crime punido pela lei), estes estrangeiros podiam comprar os bens ocidentais nas lojas que vendiam apenas em divisas, “Beriozka”(Moscovo), “Kashtan” (Kyiv), etc.

O resto da populaça deveria contentar-se com as bichas enormíssimas, para poder comprar os produtos de consumo, produzidos nos países socialistas mais evoluídos do que a URSS: Checoslováquia, Hungria ou Jugoslávia.

Agora, estes mesmos saudosistas têm um discurso abusivo em declarar a sua nostalgia dos tempos soviéticos. É claro, que eles sentem esta nostalgia, quando a grande maioria dos soviéticos eram miseráveis (mesmo comparando com os padrões de Portugal & Brasil), eles se sentiam grandes lordes “ocidentais”, agora, quando as pessoas na Rússia, graças, às reformas liberais têm as mesmas possibilidades que os demais europeus, eles se sentem diminutos.

Porque não vão viver para a Coreia de Norte?!!

p.s.
Ler o artigo do Paul Goble no blogue Window on Eurasia: “Gaidar’s Tragedy and Russia’s – People Remember Shock Therapy but Not the Empty Shelves It Filled

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home