domingo, agosto 21, 2011

Russia Today intimida Ocidente

A voz oficial da Rússia (para o auditório que fala inglês), o canal televisivo Russia Today, outra vez recria o tema de “crescimento do neo-nazismo na Ucrânia, apoiado pelas elites dirigentes ucranianas”. 

Desta vez o pretexto informativo foi o incidente durante o jogo de futebol entre Dynamo Kyiv e Karpaty Lviv no último dia 7 de Agosto. No 65° minuto do jogo o funcionário do clube Dynamo Kyiv, Andriy Salamatov, se dirigiu à tribuna dos fãs do Karpaty Lviv, onde tentou destruir duas bandeiras com as imagens do Stepan Bandera e Roman Shukhevych. Em resultado o vândalo foi sovado pelos fãs de ambos os clubes. Após o incidente o serviço de imprensa do Dynamo Kyiv informou que Salamatov foi despedido por provocar o conflito. O comportamento bizarro do funcionário não estava ligado às suas actividades profissionais, pois ele se encontrava no estádio no seu tempo livre. 

O canal russo afirmou que (traduzido do inglês): “A violência brutal (Sic!) obscureceu ... o campeonato de futebol na Ucrânia, quando o chefe da manutenção do estádio foi espancado depois de tentar arrancar os dísticos com os nomes dos colaboradores dos nazis”. A apresentadora também disse que “neo-nazismo” é apoiado na Ucrânia no nível superior. A reportagem termina com um aviso ligado à organização na Ucrânia do Euro-2012: “Quando os olhos de toda a Europa serão focados em Kyiv, os dísticos em memória das pessoas como Bandera e Shukhevych podem seriamente danificar a reputação do país”. 

Infelizmente, Russia Today, não informou os seus telespectadores sobre as visões e opiniões anti – ucranianas e ultra chauvinistas do Andriy Salamatin que este manifesta publicamente na Internet. “Nação ucraniana nunca existiu, não existe e não existirá!”, “vivo na cidade russa de Kiev”, “nação ucraniana e a língua ucraniana são quimeras artificiais criadas para dividir e aniquilar o povo russo”, escreve ele no fórum da cidadezinha provincial de Vasylkiv onde reside e onde se intitula de “político” (http://www.vasilkov.info/forum/index.php?showtopic=9143&st=0). 

Na rede social russa “Meu mundo” do servidor Mail.ru, Salamatin escreve mais uma vez: “sou homem soviético – cidadão de uma tal Ucrânia, espero que não por muito mais tempo”. Na rede social VKontakte Salamatin faz parte dos grupos virtuais com nomes sugestivos: “Sou chekuista!”, “Nossa pátria é URSS” e “NKVD”. 

Lembramos que canal Russia Today começou a funcionar no Outono de 2005 e é financiado pelo orçamento federal russo. O canal transmite “a posição russa sobre as questões principais da política internacional” e também informa o “auditório sobre os acontecimentos e tendências da vida russa”. 

Fonte:
http://blog.i.ua/community/662/769138/

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home