terça-feira, julho 19, 2005

Liberdade / Свобода / PG 18

Oleksander (Les’) Podervyanskiy
www.ultima.te.ua
www.doslidy.kiev.ua

No palco completamente escuro, no meio deste, penduram-se as portas, mal e porcamente iluminados pela rampa. Na escuridão terrível, como uma luz de esperança, brilham as luzes de dois cigarros. Ove-se um zunido qualquer, gemido de ferro e palavrões abafados, parece que os estivadores bêbados, tentam cuidar de um piano pesado. Do lado, da ande brilham os cigarros, ouve-se uma voz masculina agradável.
Voz agradável:

Cadeias vão se ruir e Liberdade,
Alegremente, receberá nós na entrada!


Surge um som, parece que alguém bateu com força de caralho, nas portas. Portas caem e todo o palco fica inundado pela luz jovial do sol, da maneira, que pode-se ver o piano, que fica no precipício de um sumidouro, e dois brutamontes, que fumam os cigarros. Ficando indeciso por alguns momentos, piano decididamente vá para o caralho, para baixo, acompanhando as portas. Em baixo, em parte incerta, pode-se ouvir o seu ai e uí metálico surpreendido.

Um dos brutamontes: Quem disse “miau”, caralho?

Preparou: Chill - chill@doslidy.kiev.ua
Fonte: http://www.doslidy.kiev.ua

Nota de tradutor

A mini – peça “Liberdade”, usa como alusão, duas linhas de poesia de Aleksander Pushkin, o poeta russo de descendência africana, cuja obra é pouco conhecida em Portugal.

Nota sobre o autor

Oleksander (Les’) Podervyanskiy nasceu aos 3 de Novembro de 1952 em Kyiv (Kiev). Em 1976 foi graduado pelo Instituto de Belos Artes de Kyiv. Desde 1980 é membro da União dos Pintores da Ucrânia. Especialidades: design teatral e gráfica.
Os seus quadros encontram-se em colecções privadas na Ucrânia, Alemanha, Estados Unidos da América, Israel, Grã Bretanha, Rússia e Suécia.
Começou escrever no fim dos anos 70, até agora escreveu cerca de 50 peças. Autor do livro “Herói do nosso tempo”, Lviv, Ucrânia, Editora Calvaria, 2001. Casado e tem uma filha. Vive e trabalha em Kyiv, Ucrânia.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home