sexta-feira, julho 24, 2009

Workshop sobre o Folclore e a Arte Africana

O Centro Recreativo da Universidade Politécnica (CREISPU) e a Comunidade Ucraniana de Moçambique têm a honra de informar que no próximo dia 30 de Julho, quinta-feira, realizarão o Workshop sobre o Folclore e a Arte Africana orientado pela Encenadora norte – americana Virlana Tkacz, às 17:30 horas, no CREISPU – A Politécnica (Av. Paulo S. Kankhomba, № 1010, em Maputo).

Virlana Tkacz é Mestre de Belas Artes em Encenação Teatral, ela é a directora e fundadora do grupo teatral Yara Arts Group, a companhia – residente do teatro do renome mundial chamado La MaMa Experimental Theatre Club de Nova Iorque.
As peças teatrais do grupo Yara são essencialmente experimentais, empregam as projecções fílmicas e técnicas musicais complexas, tentando explorar o nosso relacionamento com o Tempo e a Consciência.
Desde 1989 Virlana Tkacz trabalha em colaboração com a poetisa afro – americana Wanda Phipps na tradução de poesia ucraniana. As suas traduções, usadas pelo grupo Yara foram publicadas em 2008 em uma antologia bilingue inglês – ucraniana In a Different Light (Na Luz Diferente). Conjuntamente com a Wanda Phipps, Virlana Tkacz foi galardoada com o Prémio de Tradução Agni, recebeu sete bolsas de tradução do NYSCA e o Prémio do Fundo Nacional da Tradução Teatral pelo sua tradução do drama poético A Canção do Bosque, da autoria da poetisa ucraniana Lésia Ukrayinka.
Virlana Tkacz publicou vários artigos sobre a história do Teatro nas revistas como: Theatre History Studies, Journal of Ukrainian Studies, Canadian Slavonic Papers, e Canadian-American Slavic Studies, escreve sobre o seu próprio trabalho teatral nas páginas do American Theatre. Em 2007 Virlana Tkacz recebeu a distinção do Presidente Viktor Yushchenko de “Artista Honorária da Ucrânia.”

Informação adicional:
Virlana Tkacz / Yara Arts Group

quinta-feira, julho 23, 2009

Grande líder e pequeno banquinho

O líder de todos os operários e camponeses do Mundo, o camarada Stalin, usava um banquinho (para parecer mais alto), quando, estando por cima do mausoléu do camarada Lenin, recebia as paradas civis ou militares na Praça Vermelha em Moscovo.

Na foto: o presidente Medvedev na cidade de Helsínquia. Dias de hoje. Passaram 50-60 anos, mas o banquinho está lá.

Fonte:
http://olegpanfilov2.livejournal.com/1052100.html

sexta-feira, julho 03, 2009

CIA recruta o pessoal

Se você vive nos EUS na área do Washington D.C. e tenha a cidadania norte – americanaou a autorização de residência legal, talvez esteja interessado em trabalhar para a CIA.

A agência precisa de pessoal, que fala croata, português, russo, ucraniano, tenha feito os Estudos Africanos, etc.

Mais informação:
https://www.cia.gov/careers/index.html