terça-feira, agosto 24, 2010

Dia da Independência da Ucrânia na Austrália e em Moscovo

Em Moscovo, o Dia da Independência da Ucrânia, será comemorado pela juventude ucraniana com o flash – mob, chamado “Dezenove”.

Os organizadores do evento e os participantes do flash – mob terão como elementos do seu traja a combinação da cor azul e amarelo, além dos símbolos da Ucrânia (bandeiras, cachecóis, etc). Eles visitarão os locais associados à Ucrânia: monumento de amizade Ucrânia – Rússia junto à Estação de Comboios de Kyiv, a ponte pedestre Bohdan Khmelnitsky, monumentos da Lesia Ukrayinka, Taras Shevchenko, Mykola (Nikolay) Gogol, bem como o Centro Cultural da Ucrânia na rua Velho Arbat.

De acordo com o jornalista da agência ucraniana UNIAN, os manifestantes vão lançar para o céu os balões azuis e amarelos e colocar nos monumentos escolhidos as flores azuis e amarelos.
.
A parte literária da iniciativa incluirá a declamação do Hino Nacional da Ucrânia e da poesia patriótica sobre a Ucrânia, junto ao monumento de Taras Shevchenko, bem o canto das canções populares na rua Velho Arbat.

Também será conduzido um mini – inquérito aos moscovitas sobre o conhecimento da Ucrânia e a compreensão da língua ucraniana. “Quem pronunciar correctamente a palavra Korovai, receberá um pequeno presente” – disseram os organizadores.

Além disso foi preparado o cartaz que diz: “Feliz Aniversário, Ucrânia!” em que todos os interessados podem escrever os seus desejos. Por fim, os participantes do evento irão visitar o concerto dos banduristas do agrupamento Platão Mayboroda no Centro Cultural da Ucrânia e irão compartilhar um bolo com a inscrição “Feliz Aniversário, Ucrânia!”, que terá 19 velas.

Fonte:
http://www.focus.ua/society/139427

O Dia de Independência da Ucrânia na Austrália:
http://picasaweb.google.com/marichka.halaburda/ACAC2?feat=email
http://picasaweb.google.com/marichka.halaburda/ACACA1PART1?feat=email

sexta-feira, agosto 20, 2010

Guto Pasko, o blogeiro

O nosso grande amigo, realizador ucraniano – brasileiro Guto Pasko (autor do filme documental Made in Ucrânia), neste momento está envolvido no novo projecto chamado: Ivan, de Volta para o Passado.

O filme documental retrata a vida do ucraniano Iván Boiko, levado em 1942 pelos nazistas da sua aldeia natal no município de Berezhany (província de Ternopil), para os trabalhos forçados na Alemanha. E a sua emigração posterior no Brasil, onde Ivan Boiko se dedicou a produzir a bandura, um instrumento musical ucraniano bastante original.

Para poderem seguir a viagem da equipa do Guto Pasko pela Ucrânia, poderão aceder ao blogue Guto Pasko, onde além das histórias, também poderão ver as fotos da produção, acompanhar passo a passo o reencontro memorável de um ucraniano com a sua terra.

Visitar o blogue do Guto:
http://gutopasko.blogspot.com

quinta-feira, agosto 05, 2010

Desfile da moda na União Soviética

Nos anos oitenta do século passado, a rede de fast-food Wendy’s criou a publicidade «Desfile da moda na União Soviética» com o slogan «Não ter a escolha não é engraçado!» («Having no choise is no fan»):

Ver no YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=5CaMUfxVJVQ

Bónus 1:
Publicidade da vodka Smirnoff Red filmada em 2005 pelo realizador Ivan Zacharias:
http://www.youtube.com/watch?v=eRVE0m9q0FM

Bónus 2:
Moscovo no thriller futurista «The Gift», ganhou o Gran-Prix do Cannes Lions 2010 em nomeação Film Craft, faz parte da campanha «Parallel Lines» (Philips), realizador Carl Erik Rinsch:
http://www.youtube.com/watch?v=XOZkLIwbRrw