quarta-feira, dezembro 23, 2009

Stalin e Hitler, irmãos siameses

Estes, dias, quando os saudosistas comunistas na Rússia, celebram mais um aniversário do seu ídolo, camarada Stalin, não podemos esquecer nem a dimensão da sua tirania, nem tão pouco o Pacto Molotov-Ribbentrop, que dividiu a Europa entre dois regimes totalitários: comunismo soviético e nazismo alemão.

Neste contexto, aconselho assistir o filme documental “The Soviet Story”, realizado pelo director letão Edvīns Šnore, com ajuda financeira do grupo UEN do Parlamento Europeu. O filme demorou dois anos para ser realizado, foi filmado na Rússia, Ucrânia, Letónia, Alemanha, França, Bélgica. Em 2008 o filme ganhou o prémio Mass Impact Award no Festival de Cinema de Boston (EUA).

Página oficial:
http://www.sovietstory.com/
O filme, dividido em 14 partes pode ser visto no YouTube (em Inglês):
http://www.youtube.com/watch?v=nZNT97YNt3s

terça-feira, dezembro 22, 2009

Sargento de FSB foge para a Geórgia

Na noite de 20 para 21 de Dezembro, mais um militar do contingente russo de ocupação da Geórgia, escolheu passar para o lado georgiano.


O sargento de guarda – fronteira russa(subordinada ao FSB), Vitali Hripul (outros dados Hripun), pediu o asilo humanitário, explicando a sua decisão com os “impossíveis condições do serviço militar”.
Já é o terceiro soldado do exército russo prefere viver na “pobre e fraca Geórgia”, em vez de servir o “poderoso” império gasificado que alguns anos para cá, sistematicamente se levanta do chão…

O seu batalhão estava aquartelado na aldeia georgiana de Perevi, no distrito de Sachkhere (საჩხერე), ilegalmente ocupada pelos russos, desde o Agosto de 2008.

O sargento nasceu na Ucrânia (província de Poltava), tem 25 anos, assinou o contracto com o Departamento de guarda – fronteira do FSB russo e foi destacado para a Ossétia do Sul em Dezembro deste ano.

Fonte:
http://cyxymu.livejournal.com/624868.html

quinta-feira, dezembro 17, 2009

Morreu Yegor Gaydar

Morreu aos 54 anos de idade o "pai" das liberais reformas económicas russas, economista Yegor Gaidar.

As pessoas se recordam da terapia de choque, mas “esquecem” das prateleiras vazias das lojas soviéticas / russas que Yegor Gaidar ajudou a preencher com os produtos mais variados. Muitos estrangeiros que criticam Gaydar e que adoravam a viver na URSS, tinham o acesso privilegiado aos bens de consumo, que os cidadãos da URSS não tinham. Isso conferia os ares de superioridade aos defensores europeus do “socialismo científico”. Possuindo legalmente as divisas (que o cidadão soviético na prática era proibido de ter, pois qualquer troca de divisas fora dos bancos estatais era um crime punido pela lei), estes estrangeiros podiam comprar os bens ocidentais nas lojas que vendiam apenas em divisas, “Beriozka”(Moscovo), “Kashtan” (Kyiv), etc.

O resto da populaça deveria contentar-se com as bichas enormíssimas, para poder comprar os produtos de consumo, produzidos nos países socialistas mais evoluídos do que a URSS: Checoslováquia, Hungria ou Jugoslávia.

Agora, estes mesmos saudosistas têm um discurso abusivo em declarar a sua nostalgia dos tempos soviéticos. É claro, que eles sentem esta nostalgia, quando a grande maioria dos soviéticos eram miseráveis (mesmo comparando com os padrões de Portugal & Brasil), eles se sentiam grandes lordes “ocidentais”, agora, quando as pessoas na Rússia, graças, às reformas liberais têm as mesmas possibilidades que os demais europeus, eles se sentem diminutos.

Porque não vão viver para a Coreia de Norte?!!

p.s.
Ler o artigo do Paul Goble no blogue Window on Eurasia: “Gaidar’s Tragedy and Russia’s – People Remember Shock Therapy but Not the Empty Shelves It Filled

terça-feira, dezembro 15, 2009

Casamento da mãe biológica da Xaninha

Hoje, dia 15 de Dezembro de 2009, na aldeia de Prechistoe, Natália Zarubina, a mãe biológica da menina portuguesa Alexandra (Xaninha) Tsyklauri, se casou com o seu último namorado.

por: Olga Kuznetsova — 15.12.2009, 13:05

Natália conheceu Alexei ainda em Portugal, ele já três meses vive em Prechistoe e até agora não arranjou o emprego. O registo oficial da conservatória local decorreu bastante modestamente. Agora, todos os convidados se reuniram em casa dos Zarubiny. Os jornalistas não foram convidados para a festa:

Desculpem, mas aqui estamos muito apertados.
Mas as flores e as prendas receberam com o prazer.

Natália saiu para a rua com um pequeno vestido cinzento bordado, colocando nos ombros o casaco de peles sintéticas. /…/ Alexei já trocou o fato de noivo para o fato de treino.
Por enquanto vamos viver em Prechistoe, procurar o trabalho. Não pretendemos voltar a Portugal, – disseram os noivos.

A propósito, (Natália) Zarubina convidou para o casamento, os pais adoptivos da filha, eles planeavam vir, mas surgiram as dificuldades com o obtenção de visto. A Xaninha não estava presente no casamento. Apesar de uma festa importante na família, a mãe mandou ela para o jardim-de-infância. Parece que a menina não ficou absolutamente nada emocionada com este acontecimento. Pelas palavras das educadoras de jardim-de-infância, quando estes perguntaram a menina se ela sabe que a mamã vai se casar hoje, Xaninha apenas abanou a cabeça indiferentemente.

Fonte & foto:
http://yar.kp.ru/online/news/587877/

p.s.
Parece que o namorado da Natália, hoje promovido ao marido, nas vésperas do casamento recebeu alguma “surra” da sua noiva temperamental. Pelo menos as escoriações muito recentes na sua cara, dizem que a vida na família dos Zarubiny não é nada saudável ou propícia para o desenvolvimento normal de uma criança de educação europeia.